CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Artigo 1º. – DO REGULAMENTO
Os participantes deverão conhecer o presente regulamento e, depois de confirmada a participação na competição assinando o mesmo, submete-se sem reserva, comprometendo pelo fiel cumprimento em sua integra.
Artigo 2º. – OBJETIVO
Promover maior intercâmbio esportivo entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento técnico do Futebol de Campo, promovendo “movimentação econômica do comércio regional”; satisfação e prazer dos que amam o esporte.
Artigo 3º. – ORGANIZAÇÃO, COORDENAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
A organização, coordenação e administração deste campeonato ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Glaucilândia que para tanto formará uma comissão executiva para dirimir sobre seu cumprimento conforme este regulamento.
CAPÍTULO II
DAS INCRIÇÕES E DOS CLUBES
Artigo 4º. – CLUBES
Compete aos clubes indicar um representante para participar da reunião após o término de cada rodada, respondendo pelo clube sobre quaisquer questões relativas ao campeonato.
Artigo 5º. – DAS INSCRIÇÕES
5.1 – Cada clube poderá inscrever até 23 atletas, e destes pelo menos 18 deverão comprovar residência no município de Glaucilândia, portanto, 05 poderão ser “de fora”;
5.2 – As inscrições de atletas se encerrarão no dia 05 de setembro de 2011;
5.3 – O atleta inscrito em mais de um clube terá sua inscrição cancelada em ambos os clubes, abrindo vaga para que o clube possa inscrever um outro jogador, ou até mesmo aquele que teve sua inscrição cancelada, desde que este apresente a comissão declarando vontade própria em defender aquele clube e não o outro da dupla inscrição, tudo isso até a data de 05 de setembro de 2011;
5.4 - O atleta inscrito por uma equipe não poderá disputar por outra neste certame, em nenhuma das fases, mesmo que sua equipe tenha sido desclassificada.
5.5 – A inscrição de atletas menores de 18 anos só será permitida com autorização de pais ou responsáveis, onde a responsabilidade de tal fato ficará a cargo e sob responsabilidade dos representantes das equipes.
CAPÍTULO III
DOS JOGOS
Artigo 6º. – JOGOS
6.1 Todos os jogos deste campeonato serão realizados em Glaucilândia no estádio José Porfírio de Carvalho;
6.2 Os jogos serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, sendo que as substituições ficarão a critério de cada técnico;
6.3 – Os casos extraordinários ou de força maior poderão acarretar a suspensão, adiamento ou transferência de uma partida, cabendo a decisão à comissão executiva do campeonato, quando será marcada nova data, local e horário para realização da mesma.
6.4 – Cada equipe deverá se apresentar pronta, devidamente uniformizada para os jogos, sendo que a equipe que não se apresentar pronta, após a tolerância de 30 minutos perderá por W x O.
6.5 - A Equipe que perdeu por W x O será eliminada da competição, salvo, que a mesma apresente justificativa por escrito no prazo de 48 horas após o dito jogo e que esta seja aprovada pela comissão executiva. Para estes casos a comissão poderá marcar novo jogo.
6.6 – É obrigatória cada equipe se apresentar com uniforme completo, sendo: camisa numerada, calção, meião e calçado apropriado.
6.7 – O mando de campo pertencerá sempre à equipe colocada na primeira coluna do confronto cabendo a mesma a troca de uniforme em caso de coincidência de cores, onde haverá uma tolerância de 15 minutos para a troca.
6.8 – O abandono de campo antes do final da partida será considerado W x O, ficando o clube sujeito à outras penalidades a serem impostas pela Comissão Executiva.
6.9 – Os jogos terão início no horário marcado conforme a tabela, sendo permitido uma tolerância de no máximo 30 (trinta) minutos, esgotado esse prazo caracterizará W x 0.
6.10 - Cada equipe deverá apresentar para realização dos jogos, uma bola em plena condição de jogo.
6.11 – Cada equipe poderá fazer até 7 substituições durante cada partida.
5.12 – Os atletas deverão se identificarem perante o mesário do jogo, mediante a apresentação obrigatória do documento de identidade (CARTEIRINHA) de atleta expedido pela Comissão Executiva deste certame a partir do dia 05 de setembro quando se enceram as inscrições.
CAPÍTULO IV
DISCIPLINA
Artigo 7º. – DISCIPLINA
A Comissão Executiva poderá aplicar as seguintes penalidades:
A – Perda dos pontos da partida;
B – Desclassificação da Equipe;
C – Suspensão do atleta por um ou mais jogos;
D – Advertência escrita ou (verbal em reunião);
E – Eliminação de atleta ou de equipe;
7.1 – O atleta ou técnico expulso, estarão automaticamente suspenso por uma partida a ser cumprida no próximo jogo, não cabendo recursos, efeitos suspensivos e similares para tal suspensão.
7.2 – A aplicação dos cartões implicará nas seguintes penalidades:
03 Cartões Amarelos | Suspensão de uma partida |
Cartão Vermelho | Suspensão de uma partida ou mais |
7.3 – Os cartões amarelos serão zerados na SEMI FINAL possibilitando assim que nenhum jogador fique fora da final pelo critério do acúmulo de 03 (três cartões amarelos).
7.4 – O atleta que agredir, provocar tumultos, reclamar, falar palavrões e, similares, ao árbitro e pessoal envolvido no certame, será punido pelo árbitro, onde toda e qualquer satisfação a ser tomada junto ao árbitro será feita pelo capitão da equipe de forma educada e compreensiva.
7,5 – As decisões do árbitro no desenrolar das partidas são soberanas e irrevogáveis, onde o mesmo é autoridade máxima e tem total autonomia nas suas decisões, sendo que toda e qualquer ocorrência deverá ser relatado em súmula e, se necessário elaboração de um relatório com os fatos.
7.6 – A Coordenação do Certame não se responsabiliza por qualquer dano moral, contusões, acidentes, problemas de saúde e, similares que vier acontecer antes, durante e depois da realização das partidas ficando sob responsabilidade de cada atleta a sua participação no certame, onde cada responsável das equipes se compromete a repassar essas informações aos seus atletas.
Artigo 8º. DOS RECURSOS
Os recursos que somente serão aceitos por escrito deverão ser entregues a comissão executiva até no máximo 48 horas após o jogo em questão e serão apreciados na reunião de aprovação da rodada cuja decisão ficará por conta da comissão executiva deste certame.
8.1 – A decisão da comissão executiva na reunião de aprovação de rodada será irrevogável;
8.2 - Os recursos não terão efeitos suspensivos.
8.3 – Só poderão apresentar recursos as equipes diretamente envolvidas na partida, não cabendo recursos de terceiros.
8.4 – Caberá aos participantes controlar a suspensão automática de seus atletas e não colocar atleta suspenso na disputa seguinte.
Artigo 9º. – DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Para se premiar o goleiro menos vazado leva-se em consideração a equipe com menor média de gols sofridos durante o certame.
9.2 – O tempo de cada partida será 90 minutos em 2 tempos de 45 minutos com intervalo de 15.
9.3 – PONTUAÇÃO
Vitória | 03 Pontos |
Empate | 01 Ponto |
Derrota | 00 Ponto |
9.4 – W x O = 1 x O para a equipe beneficiada.
CAPÍTULO V
TABELA
Artigo 10º. – PRIMEIRA FASE
O Campeonato será disputado em 4 fases, sendo a 1ª fase classificatória, a 2ª intermediárial, a 3a. fase semifinais e a 4ª fase final. Os clubes serão divididos em grupos em sorteio dirigido.
10.1 – PRIMEIRA FASE ou FASE CLASSIFICATÓRIA - As equipes jogarão entre si no grupo em tabela pré-definida antes do início dos jogos. As 2 equipes melhores colocadas de cada grupo se classificarão para a 2a. fase; Caso haja empate de pontos o critério para desempate será o seguinte:
1º Número de vitórias;
2º Maior saldo de gols;
3º Confronto direto;
4º Maior Número de Gols Marcados;
5º Equipe de melhor disciplina. As equipes serão pontuadas no critério de disciplina na seguinte forma: 1 cartão vermelho vale 3 pontos negativos e 1 cartão amarelo vale 1 ponto negativo; Partida extra na sede do município, perfazendo o empate, disputa nos pênaltis com 5 pênaltis alternados para cada equipe. Persistindo o empate, pênaltis alternados até se conhecer o vencedor.
Artigo 11º. – SEGUNDA FASE
As 6 equipes classificadas se enfrentam em dois grupos conforme tabela previamente definida, em anexo neste regulamento.
11.1 - Caso haja empate de pontos o critério para desempate será o seguinte:
1º Número de vitórias;
2º Maior saldo de gols;
3º Confronto direto;
4º Maior Número de Gols Marcados;
5º Equipe de melhor disciplina. As equipes serão pontuadas no critério de disciplina na seguinte forma: 1 cartão vermelho vale 3 pontos negativos e 1 cartão amarelo vale 1 ponto negativo; Partida extra na sede do município, perfazendo o empate, disputa nos pênaltis com 5 pênaltis alternados para cada equipe. Persistindo o empate, pênaltis alternados até se conhecer o vencedor.
4º Maior Número de Gols Marcados;
5º Equipe de melhor disciplina. As equipes serão pontuadas no critério de disciplina na seguinte forma: 1 cartão vermelho vale 3 pontos negativos e 1 cartão amarelo vale 1 ponto negativo; Partida extra na sede do município, perfazendo o empate, disputa nos pênaltis com 5 pênaltis alternados para cada equipe. Persistindo o empate, pênaltis alternados até se conhecer o vencedor.
Artigo 12º. – TERCEIRA FASE ou - SEMI-FINAIS - As equipes classificadas se enfrentarão em um único jogo na sede do município conforme tabela previamente definida, em anexo.
12.1 Em caso de empate no tempo normal a decisão irá diretamente para os pênaltis com 5 pênaltis alternados para cada equipe. Persistindo o empate, pênaltis alternados até se conhecer o vencedor.
Artigo 13º. FINAL
Jogo único na sede do município para a disputa do 3º. Lugar e para a grande final. Em caso de empate no tempo normal a decisão irá diretamente para os pênaltis com 5 pênaltis alternados para cada equipe. Persistindo o empate, pênaltis alternados até se conhecer o vencedor.
CAPÍTULO VI
PREMIAÇÃO
Artigo 14º. – PREMIAÇÃO
Campeão | Troféu | Medalhas |
Vice-campeão | Troféu | |
3º Colocado | Troféu | |
Goleiro menos vazado | Medalha | |
Artilheiros (da final e o Artilheiro do Campeonato) | Medalhas | |
Melhor Jogador | Medalha | |
Jogador Revelação | Medalha | |
Melhor Técnico | Medalha | |
A critério da comissão | Medalha |
14.1 - Critérios a escolha de melhor jogador, revelação, técnico são exclusividade da comissão.
Artigo 15º. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do referido campeonato.